ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MUDAR É PRECISO!


Várias pessoas me perguntam o que eu faço para manter uma vida saudável, ter uma aparência saudável e a minha resposta é sempre a mesma, e acho que é a única possível:
Dieta equilibrada e atividade física.
Tenho dois filhos, já estive fora de forma e entendo  que não é fácil, mas também, garanto que é possível, se você tiver determinação, paciência e souber respeitar  os seus limites.

A MUDANÇA:
Já ouvi muita gente falar:  Vou mudar! Vou parar de fumar, parar de beber, entrar na academia e comer só salada e frango. Eu poderia ficar muito feliz, mas é bem possível que essa estratégia não consiga chegar ao final do primeiro mês.
 Estabeleça uma meta por vez, aí sim ela terá grande chance de ser definitiva. Vá introduzindo as mudanças aos poucos e dê tempo para que seu corpo e mente aceitem as mudanças.

A DIETA:
A primeira dica é: Procure um Nutricionista ele é o profissional preparado para orientar sua dieta. Você pode ter pensado que é muito caro, e eu lhe faço uma proposta: faça uma conta rápida do último mês, dos seus gastos com tudo que você comeu fora de casa e que sabe que não precisava ter comido, mais todas as cervejinhas  e os refrigerantes que você consumiu além do que deveria, mais tudo que você trouxe do supermercado sem necessidade e que depois comeu só porque estava no seu armário ou geladeira, sem contar os fumantes que engordarão ainda mais essa conta. Acho que já deu pra juntar pelo menos metade do valor da consulta com alguém que vai ajuda-lo a viver mais e melhor!
Mas vc já pode introduzir algumas mudanças seguras mesmo antes de procurar o Nutricionista:

Diminua o sal
O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos industrializados.
O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio.
A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

Tome dois litros de água ao longo do dia, nem muito mais, nem muito menos.
Quando você se hidrata, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço. A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.

Beber água demais faz mal, é tão ruim quanto não beber o suficiente.
Tem muita gente que  fica sem tomar água o dia todo, aí quando chega em casa toma toda a quantidade de água que deveria ter tomado ao longo do dia e até um pouco mais. Saiba que esse não é um hábito correto, pois o consumo excessivo pode sobrecarregar o estômago, o intestino e especialmente os rins. O correto é bebermos em média dois litros de água ao longo do dia, e não tomar tudo de uma vez só, pois além da dose, a velocidade que você toma a água também é importante para o controle do nosso corpo.

Evite os refrigerantes
Eles tem altas concentrações de açúcar e corantes.
Ahh, refrigerante diet e light? Péssima escolha!!  Você sabia que o refrigerante light ou diet tem uma quantidade muito maior de sódio do que o tradicional? Um copo de refrigerante tradicional tem em média 10mg de sódio, já um copo de refrigerante light ou diet tem de 23 a 30mg.
Então pense, se você consumir o refrigerante tradicional terá açúcar, calorias, se optar pelo light ou diet terá o sódio, que em excesso faz você reter líquido e ficar inchada, sobrecarrega os rins, ou seja, de qualquer forma prejudica o emagrecimento e a saúde. Melhor beber suco de fruta natural, água fresquinha com limão, em casa ou fora sempre existe uma opção mais saudável!
Troque a farinha de trigo branca pela integral
Troque também o arroz e o macarrão brancos pelos integrais.
As fibras fazem com que os alimentos à base de farinha integral fiquem mais consistentes, exigindo uma mastigação mais lenta e saciando a fome com doses menores de comida. Por este motivo, a farinha integral é a preferida dos consumidores que desejam perder peso, controlar o diabetes e a hipertensão, melhorar o trânsito intestinal – prevenindo o câncer – ou simplesmente, adotar novos hábitos alimentares. 
Evite açúcar refinado e gorduras
As gorduras saturadas e trans aumentam a possibilidade de haver deposição de placas de gordura nas artérias. Além de colaborar para o aumento de peso.
O consumo excessivo de açúcar pode provocar doenças como infecções, cáries, osteoporose, arteriosclerose, baixa imunidade, periodontites, e até o câncer.  Além de colaborar com o aumento de peso. Ufa! Então, que tal reconsiderar a forma de adoçar a vida?

Fracione as refeições
Faça pelo menos seis refeições por dia:
Café da manhã
Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Jantar
Ceia
Comendo dessa forma você acelera o metabolismo e gasta mais energia, pois seu corpo receberá a mensagem que não precisa armazenar muito, porque  logo em seguida virá outra refeição.  A continuidade nesse caso é muito importante, nosso corpo pode levar alguns meses para “entender” as mudanças. Além de nunca ficar com muita fome.

Evite comidas pré-prontas e industrializadas:
O sódio é o conservante mais utilizado para estes alimentos.
Um pacote individual de sopa pronta pode chegar a ter quase 600mg de sódio! Muito mais saudável preparar em casa uma sopinha com verduras e legumes fresquinhos.
O macarrão instantâneo tem em média 1900mg de sódio em cada pacote. Já a mesma quantidade do macarrão tradicional sem molho tem 20mg. Duvida? Pega lá um pacotinho e dá uma olhadinha na tabela nutricional.

Reduza as porções:
A gente sempre pode diminuir um pouquinho as porções. Pense nisso quando estiver servindo seu prato na ceia de Natal e no Réveillon.
     
 ATIVIDADE FÍSICA

Essa é fácil: Escolha uma atividade de que lhe dê prazer!
Dê preferência às atividades orientadas por profissionais capacitados, estabeleça uma rotina de praticar pelo menos três vezes por semana, evolua sempre na intensidade e tá valendo arte marcial, patins, bicicleta, corrida, futebol, qualquer uma dessas para ficar mais leve, mais saudável e mais feliz.

Bem pessoas, espero que tenha ajudado de alguma forma!

Bjinhos té a próxima!

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