ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CUIDADO COM O AMENDOIM!



Hi people,

Tenho lido que muitas meninas tem preparado sua própria pasta de amendoim, e acredito que realmente seja prático, barato e uma delícia...
Mas....cuidado!!!
Bem, pra quem não sabe, sou funcionária Pública na Área da Saúde e faço curso de Fiscal de Vigilância em Saúde.

Em Tecnologia de Alimentos estuda-se: DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos, e um dos grandes vilões é o meu, o seu, o nosso querido: Amendoim!

Isso mesmo....Se você exagera no amendoim, fique atento. O amendoim pode conter AFLATOXINA, UMA SUBSTÂNCIA TÓXICA PRODUZIDA POR UMA ESPÉCIE DE FUNGO, QUE ATACA O GRÃO. O EFEITO É CUMULATIVO – OU SEJA O NOSSO ORGANISMO NÃO A ELIMINA.

Nos anos chuvosos, até 80% da produção pode ser infectada com tais toxinas. A longo prazo, o principal risco é desenvolver câncer de fígado.

O problema está nas condições de armazenamento inapropriadas, que expões o grão à umidade e ao calor e isso não ocorre na sua casa ou no lugar onde você compra, o risco é o Armazenamento pós colheita em condições que você nem imagina.

Se você costuma comer amendoim ou produzir pasta de amendoim e consumi-la com frequência, saiba que ela é realmente uma excelente fonte de proteína mas deve ser alternada com outras fontes.

Já vi títulos de reportagens do tipo: “coma amendoim e emagreça”, e isso realmente me assusta porque são reportagens assinadas por Nutricionistas e não mencionam em momento nenhum a presença da Aflatoxina. O meu Nutricionista por exemplo não recomenda!

Então fica a dica:

Evite o uso contínuo de amendoim e seus derivados,

O lugar onde você compra não determina a boa procedência do alimento, lembre-se que o processo produtivo inicia-se lá na colheita,

Converse com seu Médico ou Nutricionista eles são as pessoas mais indicadas para lhe orientar!


Leia também essa reportagem:



Beijinhus!

8 comentários:

  1. oh eu adoro amendoim ! e manteiga de amendoim então amo !! mas realmente tem de se fazer muito cuidado com ele, além disso é muitoooo calórico!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! É só não exagerar.

    Bjim.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar a informação. A pasta de amendoim orgânica também entra nesta situação? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá...a Aflatoxina é uma toxina produzida por dois fungos (bolores) denominados Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus, que se desenvolvem sobre muitos produtos agrícolas e alimentos quando as condições de umidade do produto, umidade relativado ar e temperatura ambiente são favoráveis. Eles se desenvolvem na fase de armazenamento. Há quantidades mínimas toleráveis nas sementes, mas quando o produto é mal acondicionado depois de colhido, em lugares que não tem umidade do ar controlada, esses fungos se desenvolvem rapidamente. E como os produtos são denominados orgânicos quanto às questões de cultivo, ACREDITO,que para esse caso nem mesmo eles estejam livres.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela atenção!!

    ResponderExcluir
  6. Minha cunhada me avisou sobre isso há alguns meses, sou capaz de comer uma dúzia de paçocas de uma vez. Mas... e quando você torra o amendoim antes de fazer a pasta?
    Uma solução pode ser buscar amendoim irradiado; depois da aplicação de raios gama não creio que alguma coisa sobreviva. Tantas coisas que comemos são irradiadas, acho improvável que inexista amendoim irradiado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Saberia informar se (e como saber) se a marca DaColônia (integral, sem glúten) do RS contém tal toxina presente no produto? Ou o ideal seria simplesmente NÃO fazermos consumo, em hipótese alguma de pasta de amendoim?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Saberia informar se (e como saber) se a marca DaColônia (integral, sem glúten) do RS contém tal toxina presente no produto? Ou o ideal seria simplesmente NÃO fazermos consumo, em hipótese alguma de pasta de amendoim?

    ResponderExcluir