ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE III


Oiêê..

Então agora, para completar e fechar a trilogia sobre as gorduras ele...o temido Colesterol, que como tudo referente às gorduras, não é de todo mal...tem coisa muito boa na parada, e tem também a colinha que eu prometi, pra nunca mais esquecer quem é o mocinho e quem é o vilão. Espero que gostem...

O QUE É COLESTEROL?
Muito se ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado.
O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens: 

a) endógena - o colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado. 

b) exógena - o colesterol também pode ser é adquirido através dos alimentos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LDL E HDL?

Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue; é igual a gotas de óleo na água. Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. As principais são:

- LDL (Low-density lipoprotein -Lipoproteína de baixa densidade). Esse tem o  L de “Ladrão de Saúde”

- HDL (High-density lipoprotein - Lipoproteína de alta densidade). E esse aqui tem o H de “Herói da Saúde”.


O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos,  leva colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos e artérias.

O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais,  dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.


Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom ( HERÓI DA SAÚDE) e o LDL como colesterol ruim (LADRÃO DA SAÚDE).


Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.

Espero que tenham gostado.

Grande beijo no coração!


8 comentários:

  1. heroi e ladrao?Muito bom Paulinha... jamais esquecerei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ira...um bom e outro mau que nem a Rute e a Raquel..kkk Beijão

      Excluir
  2. Alessandra Castilho11 de agosto de 2012 15:44

    Ameeeei a trilogia sobre as gorduras. Acho que escreve de uma forma muito gostosa de ler...tenho aprendido muito com você!!! Super obrigada por tudo isso...beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra, que bom que gostou..beijo gigante também!

    ResponderExcluir
  4. aiii Meoo, que querida vc é em disponibilizar esse conhecimento..estou na luta por uma vida saudável e lendo tudo no seu site para ter conhecimento, pois não tenho grana para pagar um profissional, fui educada à uma alimentação de vó do interior de santa catarina,nutrientes nunca foram assuntos em minha educação, comíamos de tudo, o bacon era pendurado em um tipo de varal na cozinha e linguiça tb,rss!! Imagine só...aos 16 anos consegui emagrecer e fiquei linda com remédios de emagrecer é claro e com 33 anos resolvi parar e engordei 12 kilos de pura gordura, massa eu já nem devia ter mais pois passava o dia todo em jejum...enfim, no inicio desse ano com 34 anos comecei a ler na internet e pela primeira vez entrei na academia (com 30% de gordura)e mudei totalmente minha alimentação e continuo mudando de acordo com o que vou lendo, os professores da academia me adoram demais pois veem que estou empenhada, já perdi 9 kilos na balança, diminui medidas e ganhei massa, estou bem definida já, porém a gordurinha do abdome ainda tem um pouco, vou refazer a avaliação e agora uma bem mais elaborada com bio impedância e ver qual a minha situação.Tentar bolar uma dieta para mim encima dessas informações que tenho pesquisado na internet até eu poder ir num médico.
    Obrigada mesmo por postar aqui todas essa informações que esta me ajudando muito. Vc é lindíssima gatuska!!! Admiro-te
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noossa Thais que feliz que eu fiquei agora lendo isso....muito feliz por ti e pel as tuas conquistas...
      Obrigada!É o que eusempre falo, progressão lenta resultados definitivos e sempre com metas reais...ótimooo...Beijão! Adorei te ter aqui!

      Excluir
  5. Valeuu Paula pela recepção no site, estarei sempre por aqui e vou te contando minhas evoluções...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta sim, Thais, me add no face também! beijus

      Excluir