ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

sábado, 4 de agosto de 2012

TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE I

Hi dear,

Resolvi escrever uma "trilogia"...hehehe sobre as gorduras, porque vejo que as meninas tem muitas dúvidas sobre a função e a importância das gorduras, tanto no nosso corpo quanto na dieta, então serão elas:
Parte I % de Gordura, vou começar por esse porque é o que mais questionam, 
Parte II O que são e quem são as gorduras e
ParteIII a importância do colesterol, e aqui vai ter um segredinho pra nunca mais esquecer a diferença entre LDL e HDL.

Serão assim separadinhos por partes pra não ficar cansativo, 

Espero que gostem....


PORQUE PRECISO SABER MEU % DE GORDURA?

A medição de gordura corporal é reconhecida como um método mais eficaz de análise da "perda de peso". Quando uma pessoa fala que quer "perder peso", na realidade o que ela quer dizer é que ela quer perder gordura.
O seu percentual de gordura corporal é simplesmente a porcentagem de gordura que o seu corpo tem. Se você tem 80 quilos e 15% de gordura, significa que seu corpo tem 12  quilos de gordura e 68 quilos de massa magra (músculos, órgãos, sangue, e tudo mais).
É importante saber o % de gordura para saber a verdadeira composição corporal, e isso não tem nada a ver com peso, existem pessoas com aparência magra, ou seja, com volume corporal pequeno e peso baixo e tem um % de gordura alto, assim como há pessoas com grande volume corporal, peso alto e baixíssimo % de gordura.


Peso baixo não é sinônimo de pouca gordura.



Essa é a diferença de volume entre 2kg de gordura e 2kg de músculo, imaginem agora a diferença de peso e na qualidade da composição entre as modelos da outra foto.

Quando introduzimos uma dieta equilibrada e uma rotina séria de treinos, teremos uma melhora na composição corporal (diminuição do % de gordura), que pode vir acompanhada de:

Aumento do volume (tamanho) e do peso, quando ganhamos muita massa magra, 

Diminuição do volume e do peso, quando perdemos bastante gordura e ganhamos menos massa magra 

Manutenção do peso e do volume, quando fazemos uma "troca" proporcional de massa gorda por massa magra.

QUAL  O % DE GORDURA IDEAL?

Outro dia me perguntaram qual o % de gordura ideal, bem, isso vai depender da idade, do sexo, e de alguns fatores genéticos, maaas... ♪ para noosaaa alegria , os cientistas já fizeram todas as continhas pra gente..hihihi... observem a tabela que virá a seguir.

 Vamos falar sobre as mulheres, um dos fatores mais importantes é que um % de gordura muito baixo, aquém dos limites mínimos da tabela, é que pode e certamente irá comprometer o equilíbrio hormonal, porque como veremos no TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE II, os hormônios “sobrevivem” de gordura. 

A queda brusca, mesmo que ainda longe do limite mínimo,  nesse % também pode causar algumas alterações hormonais. Em mulheres que sofrem de anorexia grave, por exemplo, há a suspensão da menstruação e esse quadro muitas vezes é irreversível, por outro lado, não é raro que atletas de alto nível, tenham a menstruação suspensa temporariamente devido aos treinos exaustivos mas, como as atletas tem acompanhamento médico e nutricional e principalmente se alimentam muito bem, para elas esse quadro é temporário. Mais uma vez observamos situações similares separadas pela linha saúde/doença.

Quando eu comecei a treinar com determinação eu procurei um endocrinologista e quando fui pela primeira vez no meu Nutri levei todos os exames que pudessem medir minhas taxas hormonais, para sabermos o que tínhamos pela frente, ainda hoje faço regularmente exames normais de sangue para medir colesterol e outras funções e tanto meu Nutri quanto meu Treinador acompanham os resultados.

Vejamos a tabela

CLASSIFICAÇÕES DO PERCENTUAL DE GORDURA NA COMPOSIÇÃO CORPORAL  
  
PERCENTUAL DE GORDURA (G%) PARA HOMENS  

Nível /Idade  
18 - 25  
26 - 35
36 - 45
46 - 55
56 - 65  
Excelente  
   4 a 6 %  
    8 a 11%  
  10 a 14%  
  12 a 16%  
  13 a 18%  
Bom  
 8 a 10%
12 a 15%
16 a 18%
18 a 20%
20 a 21%
Acima da Média  
12 a 13%
16 a 18%
19 a 21%
21 a 23%
22 a 23%
Média
14  a 16%
  18 a 20%  
 21 a 23%
24 a 25%
  24 a 25%  
Abaixo da Média
17 a 20%
 22 a 24%
   24 a 25%  
26 a 27%
  26 a 27%  
Ruim  
20 a 24%
 20 a 24%
   27 a 29%  
28 a 30%
  28 a 30%  
Muito Ruim  
26 a 36%
  28 a 36%  
   30 a 39%  
32 a 38%
32 a 38%
  
PERCENTUAL DE GORDURA (G%) PARA MULHERES

Nível /Idade  
18 - 25  
26 - 35
36 - 45
46 - 55
56 - 65  
Excelente  
  13 a 16%  
  14 a 16%  
  16 a 19%
17 a 21%
   18 a 22%
Bom  
17 a 19%  
  18 a 20%  
  20 a 23%  
      23 a 25%
   24 a 26%  
Acima da Média  
  20 a 22%
  21 a 23%  
  24 a 26%  
      26 a 28%  
   27 a 29%  
Média
  23 a 25%
  24 a 25%  
  27 a 29%  
      29 a 31%
   30 a 32%  
Abaixo da Média
  26 a 28%
  27 a 29%
  30 a 32%
      32 a 34%
   33 a 35%  
Ruim  
  29 a 31%
  31 a 33%
  33 a 36%
      35 a 38%  
   36 a 38%  
Muito Ruim  
  33 a 43%
  36 a 49%
  38 a 48%  
      39 a 50%  
   39 a 49%  

Fonte: Pollock & Wilmore,1993



O QUE É GORDURA LOCALIZADA?

A Gordura localizada consiste em acúmulos de células adiposas (células gordurosas) em maior quantidade em determinadas regiões do corpo, que podem ocorrer mesmo em pessoas com peso ideal. Sua existência e localização (quadril, cintura, barriga) variam conforme a predisposição genética da pessoa e são causadas em função de maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Portanto, ter gordura localizada não significa estar gorda ou acima do peso. A pessoa que tem gordura localizada pode ter o peso adequado para sua altura. 
Mais uma vez vemos que o peso não é o fator mais importante quando falamos em composição corporal.

PORQUE COMER A CADA 3 HORAS ESTIMULA A PERDA DE GORDURA?

Como disse o Dr. Dráuzio Varella, “o homem é um animal e seu corpo age por instinto e uma dessas funções é a reserva de energia, o nosso corpo considera a perda de gordura como uma ameaça à sua sobrevivência e vai tomar medidas drásticas para evitar que isso ocorra.”  Porém podemos mudar isso! Como?

Uma dieta regrada com ingesta fracionada várias vezes ao dia, mostra para o seu organismo que ele não precisa armazenar energia (gordura) porque não vai faltar já que você estará o abastecendo a cada 3 horas, o metabolismo então é acelerado, pois o corpo “se sente seguro” para gastar energia à vontade.

Os alimentos que compõe essa dieta são fator decisivo também para os resultados,  ela deve ser orientada por um nutricionista e individualizada.

Essas ações relacionadas à dieta, associadas à uma rotina de treinos que proporcione um gasto energético maior que o fornecido por essa dieta = perda de gordura. F-A-T-O!

Então meninas, podemos agora repensar algumas coisas, saber que o peso não é o único e nem o mais importante fator da sua composição corporal, e que pra quem treina corretamente e segue uma dieta segura uma calça jeans não entrar pode ser motivo de festa.

Beijinhos ♥!


22 comentários:

  1. Muito bom esse post Paula!!! Adorei!
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muiiiiiito bom!

    Postei o link no meu blog também de tanto que gostei! :))

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui que delícia, isso mesmo, vamos compartilhar informações! Bjus Vi!

      Excluir
  4. 18 a 20 % pra ser BOM? Oh my god! Tô lascada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Jana...ta lascada nada...já vi tuas fotos e garanto que estás dentro! Bjus!

      Excluir
  5. Adorei, mas tô em busca do meu excelente! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxi, então agora fico facinho demais nega, já sabe que é "ele", corre lá e "garra nele"....Vamu-q-vamu Flávia.

      Excluir
  6. Alessandra Castilho5 de agosto de 2012 14:51

    Adorei Paula...você é fantástica!!! Bjão

    ResponderExcluir
  7. Excelente! Esta informação é muito importante, e foi muito útil para mim, que iniciei atividade física há 3 semanas. Emagreci 15 kg ano passado e embora atualmente esteja com o peso ideal, ainda noto 'umas gordurinhas' que me incomodam muito. Ir ao endócrino não havia passado pela minha cabeça e gostei da idéia, creio que irá ajudar. Parabéns Paula pela matéria.Beijos e sucesso sempre linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa...parabéns pela conquista, e pela introdução da atividade física, o Endócrino pode sim esclarecer varias dúvidas com relação ao peso perdido e as consequências disso, e solicitar, como falei antes, os exames pra poderes acompanhar todo a tua parte hormonal, fico muito feliz em te ter aqui...leia também as Partes II e III, serão bem legais!
      obrigada, Beijão, saúde e paz e sucesso a nós!

      Excluir
  8. Muito bom, valeu continue assim linda nos ajudando a chegar aos nossos objetivos com informações valiosas como esta.bju

    ResponderExcluir
  9. ótimo post! estou na média... rsss mas em busca da excelência sempre! bom saber, uma vez li numa materia que o da gisele bundchen era 18% será que ela está precisando perder umas gordurinhas? rsss. Parabéns pelo sucesso! Bjão!
    Nathy.
    http://designmyshape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ter aqui Nathy...Olha a Bundchen eu não sei mas essa daí da foto esta com o % dela lá em cima ah isso tá...hehehe....indo te espiar correndo e seguino!
      Beijão.

      Excluir
  10. Excelente post e esclarecedor como todos os seus posts.

    ResponderExcluir