ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE II


Olá

Eu tenho observado que muitas pessoas tem dúvidas sobre as gorduras de um modo geral. Porque precisamos delas?  Como elas se comportam no nosso corpo?  As gorduras não são totalmente maléficas, apenas uma parte delas causa malefícios, elas são na verdade necessárias e importantes para funções que vão das mais básicas às mais complexas desempenhadas pelo nosso corpo. Eu não vou contar aqui nenhuma novidade, o objetivo é esclarecer algumas das dúvidas mais comuns e mostrar que gordura não só faz bem como é fundamental para a saúde.




O QUE SÃO GORDURAS?
São substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. Cientificamente conhecidas como lipídeos, foram por muito tempo consideradas vilãs. As gorduras são geralmente associadas aos níveis de colesterol no sangue. Hoje sabe-se que uma dieta saudável necessita de gorduras e que, até mesmo para perder ou manter o peso, as escolhas realizadas no dia a dia em relação aos tipos de gorduras são um fator essencial para o sucesso de qualquer dieta.

POR QUE NOSSO CORPO PRECISA DE GORDURAS?
A gordura é considerada o mais energético combustível das nossas células.
As gorduras que consumimos ficam armazenadas, sendo disponibilizadas no momento em que precisarmos.
As gorduras também têm a função de :
-Transportar vitaminas lipossolúveis: A, E, D e K,
-Fornecimento de elementos importantes para formação do sistema imunológico, constituindo as membranas celulares;
-Manutenção da temperatura corporal;
-Amortecimento (nos calcanhares e nas palmas das mãos, por exemplo),
-Papel importante na síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, além de outras funções ainda mais complexas.

DE ONDE VEM AS GORDURAS?
As gorduras estão presentes em nosso corpo provenientes de duas fontes:
Endógena - a que é produzida dentro do corpo, principalmente pelo fígado e
Exógena - a que é consumida na alimentação.

FONTE ENDÓGENA? COMO MEU CORPO PRODUZ GORDURA?
Os alimentos contêm três tipos de nutrientes: carboidratos (comum em pã̃es e massas), proteínas (abundante nas carnes) e triglicerídeos (óleos e gordura). Ao fim da digestão, o alimento é quebrado em:
Glicose (vinda dos carboidratos) - A glicose, que é a principal fonte de energia do corpo e que vem dos carboidratos, é usada pelas células ou armazenada como glicogênio no fígado e nos músculos. Se for ingerida em excesso, porém, pode ser processada pelo fígado para gerar mais triglicerídeos, que serão estocados, ou seja, gordura.
Ácidos graxos (vindos dos triglicerídeos)  - Ao entrar no fígado, os triglicerídeos voltam a ser ácidos graxos. Lá dentro, são reprocessados para formar lipoproteínas que voltam ao sangue para abastecer as células do corpo todo.  Se sobram triglicerídeos, eles são absorvidos pelo tecido adiposo – formado por 30 bilhões de células que armazenam gordura – por meio das lipoproteínas.
Aminoácidos (que formam as proteínas) - Os aminoácidos viajam pela corrente sanguínea e são usados pelas células de todo o corpo para sintetizar proteínas e usá-las para reconstituir várias estruturas, como o tecido muscular. O excesso é eliminado pelos rins em forma de ureia, na urina.
FONTE EXÓGENA? QUAIS SÃO OS TIPOS DE GORDURAS CONSUMIDAS NA ALIMENTAÇÃO?
Embora todos os tipos de gorduras consumidas possuam o mesmo valor calórico por grama, em média 9Kcal, cada uma atua de maneira diferente no organismo humano.
Existem quatro  tipos de gorduras encontradas nos alimentos, que se dividem em dois grupos: as prejudiciais e as benéficas.

AS PREJUDICIAIS

GORDURA TRANS OU HIDROGENADA
É um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim(LDL) e, ao mesmo tempo, reduz o bom (HDL) - você lerá mais sobre colesterol em TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE III.
Esse tipo de gordura é produzido artificialmente, e são adicionadas a grande maioria dos produtos industrializados que são comercializados.
GORDURA SATURADA
É um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.

Encontradas naturalmente nos alimentos de origem animal em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê
 AS BENÉFICAS
As gorduras chamadas Monoinsaturadas ou Poliinsaturadas
Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. São conhecidas como gorduras do bem, pois as monoinsaturadas tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom( Colesterol HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim (Colesterol LDL), além de auxiliar na redução da pressão arterial. Portanto a alimentação dos atletas deve ser rica nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório  em seus treinos físicos.

Gorduras Monoinsaturadas


São as gorduras encontradas em alimentos como nozes, abacate, azeite de oliva, gergelim, linhaça, abóbora, girassol, castanhas, entre outros.
Gorduras Poliinsaturadas

São as gorduras encontradas na maioria dos óleos vegetais. 
                                                                                                   
Mais uma vez a conscientização, a informação e o comprometimento com a saúde se mostram fatores imprescindíveis pra que se possa alcançar os objetivos de forma segura e permanente, as mudanças que você espera para o seu corpo e sua saúde são apenas uma consequência natural de uma série de medidas que devem ser incorporadas na sua vida. E lembre-se, seu corpo não irá responder se você espera que as mudanças ocorram apenas do pescoço pra baixo!

Beijokas!

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