ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

VIDA SOCIAL, FAMÍLIA X DIETA E TREINOS!

Hi dolls,

Como vão vocês? Eu vou muito bem, obrigada...

Então pessoas, recebo muitas perguntas sobre como concilio família, trabalho, vida social com dieta e treinos, e tenho muitas considerações a fazer.

Eu não gosto de variar muito a dieta, não faço bolinhos de microondas com whey nem panquecas, nem pudins proteicos ou sorvetes, não tenho nada contra, é uma coisa minha, não tenho paciência...prefiro abrir uma lata de atum e comer com batata doce.
Eu como bem, sou comilona, por isso nunca me deixo ficar com fome, respeito os lanches sempre.
Não costumo consumir álcool, é muito raro, não gosto de cerveja, o único álcool que tomo é champanhe e eventualmente ainda.
Não compro balas, doces, biscoitos e chocolates pra ter em casa. Quando as crianças querem algo assim compro na hora, daí passa a vontade e pronto, ensinei eles a matar a vontade de comer doce com frutas. Não faço frituras em casa, nem uso óleo, uma garrafa de óleo na minha casa deve durar 1 ano, na verdade nem sei. Outro dia foi engraçado minha filha precisou de açúcar para servir um café pras amigas e a gente não sabia se tinha, procuramos e não achamos ela foi comprar, a poucos dias fui olhar tinha virado uma pedra.

Como eu lido com as tentações? Da mesma maneira que você, a diferença pras iniciantes é que talvez eu só esteja um pouco mais acostumada. 

Algumas dicas pra se manter em dieta e não se entregar à elas:

Crie regras práticas para sua alimentação e decida sobre aquilo que está pronto pra cumprir. Se você criar uma rotina alimentar que não caiba no seu  dia a dia você não conseguirá cumprir. 

Você pode começar muito bem eliminando da sua vida os três vilões brancos: açúcar, trigo e sal, se conseguir essa maravilha, já está de parabéns.

A sua dieta é um problema e uma decisão seus, não tente impor, nem critique a alimentação dos outros. Você já será taxado de neurótico e maníaco sem fazer força, se der motivo então, será pregado numa cruz. As pessoas que convivem com você vão mudando aos poucos só em observar como você come, o que você come e os benefícios que desfruta.

Com o passar do tempo tudo vai ficando automático, fácil, mas não se iluda o mousse de chocolate continuará tendo o mesmo sabor maravilhoso de sempre, o Mc Donald´s vai continuar sendo anos luz mais saboroso que batata doce com atum e as propagandas da coca-cola vão continuar estimulando sua sede. Só que você terá o controle e a consciência sobre o que é realmente mais importante.

Hoje não recebo mais críticas, no meu trabalho a qualidade das dietas de uma forma geral melhorou muuuito, antes eu encontrava gavetas cheias de biscoitos rechaedos, potes de paçoca, barras de chocolate, miojo e salsichas de almoço, não que eu seja o principal fator mudança, as pessoas sabem, eu sei e você também sabe o que faz bem e o que faz mal, basta dar o passo inicial, um empurrãozinho e o processo se completa, hoje o quadro é outro, muitas frutas, pães e bolos integrais, chocolate amargo, arroz integral e saladas de todos os tipos que se possa imaginar, além do azeite que está sempre presente.

Equilíbrio, essa é a palavra chave, eu poderia restringir ainda mais os alimentos e qualificar ainda mais minha dieta, mas não farei isso, não sou atleta e não pretendo competir, o que eu faço, pra mim, já é o suficiente. Tem horas que eu preciso - e você também vai precisar - se sentir "uma pessoa normal", e nessas horas eu tomo um sorvete, como uma batata frita, tomo uma champanhe, e o equilíbrio se dá quando não estendo isso por um final de semana inteiro nem por um dia inteiro. Por esse motivo sou contra o dia do lixo, ele estimula a retomada dos maus hábitos. 

Estabeleça uma refeição livre na semana ela será suficiente pra matar a vontade e não será suficiente pra lhe tirar da dieta.

Hoje quando vou na casa de amigos ou em festas de trabalho levo minha bebida sem problema algum, nesses dias tomo Nestea Zero, e fico bem feliz, ninguém se ofende se incomoda ou me critica, me divirto da mesma forma, como antes de sair de casa e como um pouquinho sim do que for preparado.  Nos aniversários no trabalho bebo água como uns 5 salgadinhos em média, dou preferência aos assados e como um pedaço de bolo, compenso cortando um pouco o resto do dia, pronto. 

Antes de festas maiores como casamentos e outros eventos mais demorados, janto antes de sair, mas não recuso um doce de sobremesa não!

Saber escolher a opção mais saudável também é importante, não é porque você está no shopping que tem que comer um Mc Donald´s, SEMPRE EXISTE UMA OPÇÃO MAIS SAUDÁVEL. Outro dia estava num bar com amigos e não tinha suco nenhum, nem de limão, era uma choperia, então perguntei pro garçom: Tem limão pra colocar no refri? Ele disse sim, e eu pedi: espreme um pouco num copo pra mim e coloca gelo? ele fez isso e eu adicionei água, tomo sem açúcar mesmo! Pronto.

Em casa é como falei, não comprar besteiras pra ter no armário, prioridade pra frutas e as compras são feitas semanalmente pra não haver exageros.

No começo parece tudo muito complicado as crianças muitas vezes não comem o que eu como, mas com paciência tudo se ajeita. Na minha casa só meu filho almoça dias de semana, então é fácil deixo à noite o que ele come e ele gosta de verduras e legumes, arroz integral, feijão que congelo  e uma carne que é feita na hora, sempre um bife magro de gado ou frango ou algo assado. À noite como estão todos em casa eu como minha dieta antes de treinar e inventamos algo pra eles jantarem antes de eu sair, e nos dias de não treino, como minha dieta também mas ajudo a fazer alguma coisa, minha filha está aprendendo a cozinhar e já inventa alguma coisa, se não prejudicar a dieta eu como com eles:  uma salada com bastante frango, verduras assadas com uma carne também assada e se for carbo além do meu limite como minhas gororobas.

Finais de semana comemos muito fora mas sempre escolho uma opção mais saudável.

Vamos olhar umas figurinhas agora? Êêêêeeeeeee:



Praia da Joaquina linda, fui eu que bati essa fota! Suco de limão fiel companheiro! Nesse dia comi peixe assado e batatas cozidas e nada de picolés.


Aniversário do marido no Mexicano Guacamole, suco de limão e uma opção bem magrinha. A sobremesa foi UMA para nós 4, e foi suficiente, levando-se em conta que já era quase meia-noite.




Evite os fast foods americanos ou americanizados, tem boas opções de pratos "em outros países", esse é um árabe bem magrinho.

Um japinha, que cai sempre bem num sabadinho a noite.


Euzinha com uma roupa normal-di-festa, indo pra um casamento.



Se você se controla sempre, não vejo problema nenhum beber alguma coisa eventualmente, tomei alguuuumas dessas aí, no mesmo casamento da foto acima, mas tava tããão bom! E esse foi meu prato pra compensar! Dois bombons de sobremesa e não comi bolo!



Pousada nessa praia linda, Brava de Itajaí. Dia lindo! cafézim da manhã básico, porém com algumas frutas, ovos mexidos, blá, blá, blá. Na volta pra Floripa já engatamos um churrasquinho na casa de amigos e eu já passei no súper e comprei meu chazito Nestea Zero, cismei com uma cerveja preta levei 3 pequenas e não aguentei nem meia...Bleeerght, comi uns pedaços de carne, roubei umas frutas da fruteira e não comi sorvete.


Praia Brava, dinovu! Linda né!


Então é isso pessoal, hoje treinei bem forte, semana de choque. Semana que vem tem avaliação, e o terrorista (Jader- pressão total) já começou os trabalhos dele....
Ao invés de um cordial: Como vai aluna querida, aproveitou bem seu final de samana.....Só que não...Já tomo na lata um: "Olha aqui pra mim, não te estragasse no final de semana, não né? Semana que vem tem avaliação, não te faz de tolinha não!" 
Ui credo, pessoa má! Dá até um medo na gente...Deuzulivre!

Beijão crianças e comportem-se no final de semana prolongado, hein! Papai Noel já tá espiando....









37 comentários:

  1. Curti bastante seu texto. Estou começando a treinar ( 10 meses) e consegui eliminar o refrigerante, biscoito recheado, miojo e embutidos. Não como quase açúcar. Mas qnd estou na TPM bate aquela vontade louca de comer doces. Divulgo seu blog para as minhas amigas, pois é um cantinho bem legal. Um beijo grande e parabéns pela sua força de vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carolina, torcendo pra vc contiar evoluindo, beijão!

      Excluir
  2. vc é daqui de SC?
    Nossa gostei muito da sua motivação!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloiza, sou de Florianópolis e vc, de onde é? Muito bom te ter aqui!

      Beijo.

      Excluir
  3. Adorei o texto amiga! Dá vontade de copiar! As vezes quero mostrar pra todo mundo tudo que vc falou, não é um martírio, não é difícil seguir uma dieta, e podemos sim ter vida social, e sim muitas pessoas que antes me chamavam de neurótica hj me pedem conselhos.. Descobri também que sim, existem opções saudáveis em tudo quanto é lugar, basta queremos! Adorei, adorei... nem vou me prolongar.
    Eu fui na Joaquina tb!! Qdo vc foi? :( Fui domingo passado..
    Adoreii as fotos das comidinhas, e acho que não reconheceria vc de roupa "longuinha" assim kkkk só vejo um corpão de bikini toda hora!! hahaha brincadeira.
    Temos que marcar algo nesse verão, peloamorrrrrr... :)
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru....adoro quando vens me visitar...Ooooxaaa...eu também uso roupa, sabia? kkkkkk, já sabes que as gurias vem em janeiro aí te aviso a data direitinho...

      Beijo.

      Excluir
  4. Otimo post Paulo, realmente é dificil mesmo ter uma vida social, aqui na minha cidade é pequena, poucas opções, e na realidade o pessoal gosta de ir comer fora no domingo ou no sabado a noite...então os sucos são industrializados, as opções de comida são xic, pizza, cachorro quente, é mto dificil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaka, eu sei que tem lugares que é mais difícil mesmo, nem todos os lugares tem as opções que a gente gostaria que tivesse. Tenha certeza que só o fato de estar "presente" e consciente do que deve e que pode ser feito, já é um diferencial enorme....Beijão e força aí!

      Excluir
  5. lindona adorei o post....parabéns pela determinação...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena....tudo bem contigo? Obrigada...beijo.

      Excluir
  6. Olá Paulinha sou Daniele Santos/SSA/BA....Amei o post!!!!! rapida,pratica E OBJETIVA,DIRETA E CACETEIRA...... me desculpe as mais sensiveis mais tb sou assim igual vc NORMAL!!!!!sem essas frescuras de dia do lixo,receitinhas,jaquei hj etc.....O negocio é assim mesmo com vc fala... Crie regras práticas para sua alimentação e decida sobre aquilo que está pronto pra cumprir ou não.......Tento adaptar minha alimentação e rotina para alcançar os meus objetivos, mas sem obrigar ninguem a seguir meu estilo de vida.Desculpe a sinceridade.Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, adorei a sua sinceridade, pensas como eu...se temos que fazer uma coisa então façamos logo, sem mi mi mis...
      Adorei OBJETIVA, DIRETA E CACETEIRA.

      Beijão!

      Excluir
  7. Adorei! Adorei mesmo.
    Também não me incomodo em sair e ficar só na água caso eu já tenha feito minha refeição... ou levar minha marmita caso esteja na hora de eu comer e não tenha opção melhor... ou de optar por comer algo diferente de todos! Hoje minha maturidade está desenvolvendo-se. Porém, Às vezes me chateio por sempre sair com o pessoal e nunca comer ou algo do tipo... Mas isso passa. Às vezes vacilo, às vezes não...
    sábado agora tenho um casamento para ir, mas não queria furar a dieta. Meu marido já alertou que vai furar bem furado kkk não sei ainda como vai ser, mas daqui para lá eu vejo. Pensei em fazer como você. Um jantar bem magro (salada e proteína) e me dar o luxo da sobremesa (doce é meu fraco).
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janyne, isso mesmo, não deixe de sair por causa da dieta, a gente vai errando, acertando e daqui a pouco acostuma...a gente aprende a beliscar uma coisinha sem sair da linha e ficar bem com todo mundo e principalmente com a gente.
      Em casamentos se você for "jantada", vai diminuir muito o risco de sair da dieta...a fome, pra quem faz dieta é uma inimiga terrível, não deixa ela chegar perto!

      Beijo.

      Excluir
  8. Amei, Paulinha! Ajuda bastante...bjokas

    ResponderExcluir
  9. Paula, que post lindo! Adorei! Muito bom ver pessoas dedicadas e determinadas como você! É bem como vc disse: é uma questão de costume! No começo é bem mais difícil, mas depois que pega o hábito, acostuma fácil!

    Tento também fazer a opção mais saudável dos lugares que vou. Dependendo do local, se for com outras pessoas, eu não vou mesmo, pois sei que tem lugares sem opções saudáveis e ir pra ficar sem comer eu não curto hahaha. Não pelo fato de comer, mas pelos outros ficarem incomodando. Isso ainda não tiro de letra. Mas quando minha opção é saudável e ficam falando alguma coisa, nem relevo. É só o fato de não comer mesmo hahaha.

    E vc, que tem marido e filhos, é um exemplão pra muita gente. Com família muitas vezes é difícil controlar tudo, no entanto, seus bons hábitos vão passando pras crianças, o que é excelente. Assim, quando eles crescerem já vão se alimentar bem!

    Muito legal mesmo.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tássia, que bom ouvir isso...é isso aí...às vezes é difícil manter tudo funcionando, mas aí quando meu filho escolhe sushi ao invés de Mc Donald`s, ou quando eles "brigam", porque um dos dois está comendo toda a couve-flor ou o brócolis...faz tudo valer a pena!

      Beijão.

      Excluir
  10. Adorei Paula. Ver como consegue lidar com o dia a dia sem fugir da dieta. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami´s...é um exercício diário...mas como todo exercício...vai nos fortalecendo!

      Beijão.

      Excluir
  11. Nossa bem legal mesmo as suas dicas!
    Eu ainda estou no meio termo, ainda me incomodo com os olhares tortos das pessoas no serviço, fico sem graça de sair e levar as comidas, mas to aprendendo, porque sei que se quiser mudar terei que ser assim e ninguém tem nada a ver com isso!
    Adorei mesmo!!!!

    Bjuxxxxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Monikinha...o que os outros pensam, é problema deles!

      Beijão!

      Excluir
  12. Paula adoreiiiiiiiiiiiiiii sua historia,me animou mais ainda,quando me bate aquele desanimo ou aqueles dias mega chatos lembro que e possível mudar sim.
    Ja virei sua fã assumida e indico seu blog pra mt gente e o comentário na academia são suas dicas e seu corpaooooooooooooo de dar inveja, parabéns linda e simpática.

    Paula só gostaria de tirar uma duvida,n tomo nenhum suplemento e to querendo perder peso,sem perder massa n estou obesa mais uns 8kgs a mais o q vc me indicaria como alimentação pre e pós treino?? e sobre o aero em jejum vc recomenda?? So a alimentação basta ou e necessário mesmo o uso de um whey por ex???

    Bjs

    Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby, tudo bem...Obrigada pelo carinho.

      Bem, como vc falou que está acima do peso seria interessante um termogênico pra dar uma acelerada no metabolismo e ainda fornecer energia extra. Nesse cado não tomaria nenhum suplemento durante o treino, pra fazer com que seu organismo utilize a gordura como substrato energético.
      Com BCAA no pré treino vc previne que o organismo utilize os músculo como fonte de energia durante todo o treino, com o Whey no pós treino, fornece a proteína necessária para sua recuperação, isso garantirá a manutenção da sua massa magra.
      Quanto a o aeróbico em jejum, acho interessante, eu não faço, mas acho uma boa opção, mas algumas regrinhas são muito importantes para garantir bons resultados:
      - Não consumir carbohidratos na noite anterior, no máximo um de indice glicêmico bem baixo como batata doce, inhame...e até as 19h,

      - Uma boa noite se sono para que não se torne uma exigência além dos limites,

      - Intensidade MODERADA, sua reserva de glicogênio estará bem baixa devido ao fornecimento noturno, se vc exagerar pode se sentir mal e não vai conseguir manter a atividade, com a intensidade moderada você conseguirá manter a quantidade de glicogênio que seu cérebro precisa sem ficar tonta ou se sentindo mal, e ainda conseguirá utilizar a gordura que você quer queimar.

      Beijão!

      Excluir
  13. Minha exempla!

    Já li este post umas 3 vezes! Concordo com muito do que disseste.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula brigadãooooo

      Olha vc ta linda n desanima n,calma que uma hora os números vão baixar.

      Bjs

      Gaby

      Excluir
  14. Tu é um exemplo ! Amo ver e ler tudo!

    ResponderExcluir
  15. Que legal! Tu é de Floripa?! Minha conterrânea então!

    Adorei tuas dicas, e teu blog se tornou um dos meus preferidos! Parabéns por tudo, és um exemplo!

    Beijocas,
    Juliana!

    ResponderExcluir
  16. Oi que bom...sou sim e vc de qual parte de Floripa é?

    ResponderExcluir
  17. Sou da ilha, mas atualmente moro em Coqueiros e você?

    Depois de ler quase todos os teus posts, fiquei super animada pra malhar com o Jader, estou encantada com os teus resultados! já procurei ele e tudo! Em breve devo começar =)

    Beijos e boa páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juliana, seja bem vinda a equipe, eu moro bem perto da academia...

      Feliz Páscoa!

      Excluir