ATENÇÃO.

Este blog tem como objetivo divulgar a rotina de treinos, dieta, uso de suplementos e cosméticos indicados por profissionais para Paula Jacques. Maiores informações e sugestões serão disponibilizadas assim que solicitadas. Vale ainda ressaltar que a prescrição de atividade física e dieta, assim como o uso de suplementos e cosméticos deve ser determinada ou revisada pelos profissionais da área. Questione sempre as sugestões com seu Médico, Preparador Físico ou Nutricionista.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FORÇA NA PERUCA!

Olá suas lindas, e os lindos que vem aqui também!


SEUS CABELOS NÃO CRESCEM? ESTÃO CAINDO? FRACOS OU QUEBRADIÇOS?

SEU DESESPERO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS!!! 

PILL FOOD NELES!


O QUE É PILL FOOD?

O Pill Food é um suplemento alimentar, também conhecido como alimento para os cabelos, que é composto basicamente por aminoácidos, proteínas, vitaminas e minerais. Esses componentes agem na formação do fio capilar, e ajuda a fortalecer os cabelos desde a raiz. Algumas pessoas usam o produto para solucionar problemas como queda de cabelo, ou mesmo para que os fios cresçam rápido, já que ele pode agir como um estimulante.

FUNCIONA MESMO?

O produto tem eficácia comprovada e pode ser usado não só por quem procura benefícios para os cabelos. Alguns médicos também receitam o Pill Food, no tratamento para unhas fracas que tendem a ficar quebradas ou lascadas. Esse suplemento aumenta a imunidade do organismo, traz benéficos para a pele, deixando-a com aspecto mais jovem. Procure relatos de uso.

FUNCIONA PARA QUALQUER PESSOA?

Pessoas com doenças capilares são os principais adeptos do produto. Nos casos de calvície o Pill Food pode ser usado como um complemento a um tratamento que esteja sendo feito. Mas atenção o Pill Food, é apenas um suplemento alimentar ele apenas vai estimular o crescimento e o fortalecimento dos seus cabelos. Se por acaso a causa da sua queda de cabelo esteja relacionada a um fator genético, por exemplo, o uso desse produto pode não resolver o seu problema.

PILL FOOD ENGORDA?

Rola por aí um papo de que engorda. O lance de engordar é porque tem na fórmula vitaminas do complexo B, que abrem o apetite e se você comer mais, claro, vai engordar, é isso! Como todo suplemento alimentar Pill Food deve ter considerado seu valor energético, converse com seu Nutricionista.

ONDE ENCONTRO PILL FOOD?

O Pill Food pode ser encontrado em qualquer farmácia que trabalhe com manipulação de medicamentos, e não necessita de receita médica. O preço gira em torno de R$20,00 a R$ 50,00. A farmacêutica tem competência para indicar a dosagem diária, tomar a mais não vai fazer mais efeito, ao contrário pode sobrecarregar seu organismo, respeite o que for indicado.

IMPORTANTE:
Não sou médica nem nutricionista, eu não uso Pill Food, estou apenas indicando um suplemento alimentar de venda livre, baseada em excelentes resultados obtidos por pessoas do meu relacionamento pessoal. Qualquer produto manipulado ou medicamento que seja introduzido à dieta deve ser informado ao seu médico e/ou nutricionista. Pessoas menores de 18 anos devem informar seus pais sobre o consumo de suplementos ou medicamentos, mesmo os de venda livre.

Beijãão, lindezas.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

MINHA ENTREVISTA À REVISTA BIANCHINI


Olá meninas,

No começo do mês de julho uma revista entrou em contato comigo me perguntando se eu poderia responder umas perguntas e colaborar para uma matéria.

A produtora pesquisou em vários Blogs e me identificou como o perfil que ela buscava. Fiquei lisonjeada com o convite, sinal que minha dedicação aqui está sendo vista com os olhos da credibilidade e da responsabilidade , mas o que mais me deixou feliz foi o tema da Matéria:

A valorização do novo padrão de beleza da mulher brasileira reforçando o final da ditadura da magreza. Eu simplesmente amei!

A Revista se chama Bianchini e circula em São Paulo, a qualidade é excelente, o site já mostra um pouco do que estou falando, mas a edição impressa é linda não deixa nada a desejar para as revistas internacionais, quem conhece sabe do que eu estou falando e quem não conhece vale muuuito a pena ler. http://revistabianchini.com.br/

A edição de agosto foi a que eu colaborei e a matéria ficou incrível ela aborda além da questão do final da valorização e da busca pela magreza excessiva , também o que a edição chama de “Mulher High Tech” aquela que tem a liberdade de construir o corpo que quiser, texto muito bem escrito e contando com as considerações impecáveis da pesquisadora e psicanalista Joana de Vilhena  Novaes, que também dá uma entrevista completa no site da revista, falando sobre esse tema.

Vejamos agora as partes que interessam, hehehe...

Vejam só meninas do Medida - Grupo do FB - especialmente para Adriana Breyer! Uhulll...
Nem PP nem GG. A moda agora é ser curvilínea - DDDdelícia!



A chamada da matéria, olha o Medida aí denovuuuu!!! 


Foto de Michele Monteiro que apertou a agenda dela e fez o ensaio num sábado de manhã -Obrigada Michele!

Essa foi a foto publicada.


Trecho da matéria.

Algumas frases muito legais da matéria:

" Nada de magreza, o negócio são as curvas esculpidas a ferro."

"Dos anos 1990 pra cá, as fronteiras entre o masculino e o feminino estão sendo questionadas pelo bodybuilding feminino. Além disso, a contemporaneidade pede um corpo High Tech, que pode ser construído e reconstruído, seja pela medicina estética, , por próteses, suplementos ou disciplina."
Joana  de Vilhena Novaes - pesquisadora e psicanalista.


A entrevista completa:

Revista Bianchini - De que forma cito seu nome na matéria (nome e sobrenome)?
 Paula Jacques. 

Revista Bianchini - Qual é a sua idade? E profissão?
37 anos. Funcionária Pública. 

Revista Bianchini - Quanto vc malha por semana (ex.: X horas por dia, X dias por semana)?

Treino 3x por semana, os treinos são de musculação que duram aproximadamente 01h20minh, treino com acompanhamento do meu Personal Jader Sant´Ana. Também sou atleta de TAEKWONDO e tento manter os treinos com tranquilidade 2 x por semana.

Revista Bianchini - Como vc define seu corpo?

 Um corpo feminino, forte e saudável.

Revista Bianchini - Qual é o seu ideal de beleza? Você acha que seu ideal sempre foi esse? Se não, em que ponto de sua vida e por que você acredita que começou a querer ter um corpo esculpido pela musculação?

Meu ideal de beleza é o da mulher tipicamente brasileira que tenha uma aparência saudável, um corpo tonificado que proporcione uma boa postura e que naturalmente passe uma imagem de saúde, bem estar e autoconfiança. Meu ideal sempre foi esse, e apesar de ter um corpo magro e ao mesmo tempo curvilíneo - mesmo tendo passado por duas gestações -, depois da segunda gravidez eu sentia que podia melhorar muito minha aparência e dessa forma envelhecer mais saudável, bonita e feliz, pra isso eu precisava incorporar a atividade física em minha vida. Daí em diante, conforme fui alcançando meus objetivos e experimentando todos os benefícios da atividade física quis me dedicar cada vez mais, mudando a alimentação, lendo, pesquisando, seguindo dicas e orientação de outras mulheres que já divulgavam suas experiências e motivavam outras, exatamente o que faço hoje.

Revista Bianchini- Para você, qual é o “limite” para musculação no corpo feminino?

Pra mim, o limite é preservar as formas curvilíneas, um quadril arredondado, cintura fina, manter um rosto com traços delicados, e uma proporção geral bem equilibrada pra que eu seja vista como um todo e não como uma parte que se destaque exageradamente, ou seja, o limite é a própria feminilidade.

Revista Bianchini - Para você, qual é o corpo mais natural para a mulher brasileira?

Bem, o Brasil é um país de muitas raças, aqui no sul, por exemplo, temos uma influência muito forte Italiana e Alemã, mas de um modo geral a típica mulher brasileira tem glúteo arredondado com volume, coxas também volumosas naturalmente, que contrastam com uma cintura fina o que desenha o famoso formato “violão”.


Revista Bianchini - Desde quando você resolveu se tornar uma mulher malhada, com músculos?

Eu já vinha treinando musculação dentro do objetivo de ser mais saudável e ter um corpo bem tonificado, em 2007 comecei a treinar musculação na academia que estou hoje e iniciei no TAEKWONDO. Em 2010 comecei a realizar um programa de treinamento individualizado com meu treinador, Jader Sant´Ana. Conforme as metas eram estabelecidas eu me dedicava ao máximo a alcançá-las e com muita determinação os resultados começaram a aparecer e foram surpreendentes, junto à adequação da Dieta que é orientada pelo Nutricionista Esportivo Braian Cordeiro, tudo foi acontecendo naturalmente.

Revista Bianchini - O que te motivou a fazer essa sua transformação?

A evolução resultante dos meus treinos me motivou e continua me motivando a ir cada vez mais longe. A possibilidade de uma qualidade de vida muito melhor, como os indicativos médicos, por exemplo, faço exames periodicamente no mesmo laboratório ha muitos anos e ele oferece um gráfico comparativo de todas as coletas para cada análise e os meus resultados clínicos para colesterol LDL e HDL, glicose e outras funções, hoje são os melhores em 20 anos. Não posso negar que a possibilidade de não me preocupar se a roupa marca uma barriguinha aqui ou uma gordurinha ali, colocar um biquíni e sair confiante, é muito gratificante e motivadora, mas principalmente motivar outras mulheres e mais ainda aquelas que acham que porque já passaram dos 30 não tem mais a possibilidade de recuperar a forma ou até mesmo alcançar o corpo bonito e saudável que jamais tiveram.Tudo isso me motivou e continua me motivando.

Revista Bianchini - Quem são suas “musas inspiradoras”?

A minha primeira inspiradora ficou famosa lá nos anos 90, foi lá que a sementinha foi plantada, com a Joana Prado, a Feiticeira, ela tem a minha idade e quando sua imagem explodiu muita gente falava dela como se estivesse descrevendo o incrível Hulk, mas eu achava ela linda.  Há 5 anos quando decidi que não ia assistir de camarote meu corpo envelhecer sem proporcionar a ele que isso acontecesse da forma mais saudável possível, e decidi treinar de verdade, pesquisando na internet eu encontrei Dani Tâmega, personal trainer,  minha altura, meu biotipo, mãe de 2 filhos, bingo! A mulher perfeita pra eu me espelhar, li o blog dela do começo ao fim e tudo começou. Hoje tem muitas mulheres que acho lindas, seria injusto se eu citasse uma ou duas, porque são muitas. Mas certamente Dani Tâmega me motivou, e baseada nisso eu não podia passar todo esse processo sem compartilhar minhas experiências, é o que faço hoje no meu Blog e agora a minha inspiração vem daí, dos emails que recebo agradecendo uma dica, uma informação, das meninas que tem idade pra serem minhas filhas e dizem que entram no meu perfil do facebook ou no meu blog só pra olhar fotos minhas e espantarem a preguiça de ir pra academia, acho que essas são hoje as maiores inspiradoras.

Revista Bianchini - Você acha que seu corpo mais musculoso chama mais a atenção dos olhares masculinos do que chamava antes?

Sem dúvida, acredito que nem só pelo corpo, apesar de saber que esse é o fator que mais atrai a atenção, acho que também a postura, a segurança e a autoconfiança transmitidas junto com essa imagem de “força” são elementos bem marcantes também, porque todos sabem que por trás de um corpo forte tem muita dedicação, determinação, empenho, autocontrole, e essa imagem vai muito além de um bumbum durinho.

Revista Bianchini - Você já ouviu algum comentário depreciativo à sua forma atual? Se sim, por favor, me conte, e diga o que você pensa disso.

Diretamente pra mim, não. Mas já ouvi através de terceiros que alguém (principalmente mulheres) acha que estou forte demais, que estou passando dos limites - quem tem que estabelecer meus limites sou eu, não é mesmo? - acho engraçado. Uma vez uma pessoa me disse no banheiro da academia que alguém achava minha barriga muito forte e que parecia o abdômen de um homem, eu dei risada, acho que essas pessoas devem estar desmotivadas consigo mesmas e por isso preferem me observar, mas não me incomoda, avaliando agora me parece um pouco estranho porque eu não me incomodo com a gordurinha de ninguém, cada um é exatamente aquilo que quer ser, mas em 99% do tempo é exatamente o contrário, recebo muita energia boa.

Revista Bianchini - Você sente que hoje mais e mais mulheres, em comparação a anos atrás ou à década passada, querem ter um corpo mais musculoso?

Sim. Na década de 90 as mulheres buscavam um corpo super magro motivadas pelas super Top Models que ficavam milionárias e ganhavam expressão mundial da noite pro dia, era o início dos anos 90 eu tinha uns 15 anos, lembro de me sentir desconfortável por ter coxas grossas e bumbum grande.  Mesmo sendo magra e não tendo preocupação com peso eu sofria a pressão da ditadura da magreza. Mais uma vez o padrão de beleza mudou, hoje o que me incomodava lá nos anos 90 é o sonho de muitas meninas de 15 anos, e isso se reflete em todas as faixas etárias, um exemplo disso está na cirurgia plástica, o que poderia parecer assustador na década de 90 hoje é uma busca comum: implante de próteses glúteas, então não tenho dúvidas que esse novo padrão deixou as mulheres brasileiras muito mais confortáveis dentro das suas formas naturais. As mulheres brasileiras estão cada vez mais adeptas da musculação e a mulher tipicamente brasileira que treinar musculação forte, vai ficar naturalmente com muito volume.


Então meninas, fico feliz extamente pelo que escrevi ai em cima, poder me sentir bem na forma que a natureza me construiu, e como já citei aqui no blog em algum lugar:
 O meu corpo é o abrigo da minha alma, é a morada do meu ser, cuidar dele não é apenas uma questão estética é uma questão, no mínimo de respeito.


Beijão no coração!

domingo, 12 de agosto de 2012

VÍDEO CIRCUITO ABDOMINAL.

Hi...

Meu último dia de férias, amanhã, segundona batendo na porta e os horários voltam ao normal, a refeições ficam mais certinhas e a correria recomeça...e o bom é que eu gosto!

Mas vamos ao objetivo desse post, bem, com aumento de peso que eu tive, vieram umas gordurinhas também o que era esperado acontecer e elas se alojaram no abdômen também. Já falei aqui que fazia poucos exercícios abs porque tenho facilidade de hipertrofiar a região, que essa era a minha briga com meu Treinador porque eu queria fazer e ele dizia pra eu maneirar, mas agora a gordurinha apareceu e euzinha não gostei nada-nada, meu Treinador me diz pra eu ficar tranquila que agora vamos cortar tudo, ele montou um treinão quase sem descanso que eu to amando, mas, ai ai ai...ta ruim demais assim...maaaas era preciso, confio muito no trabalho dele e tenho certeza que daqui a dois meses a conversa vai ser muuuito melhor.

Então...como sei que esse é um desejo comum entre a maioria das pessoas sejam homens ou mulheres, fiz um vídeo do circuito de abdominais que estou fazendo, e convido vocês pra acompanharem essa evolução, que na verdade depende muito mais de outros fatores do que do próprio exercício como vocês já leram no meu post FAÇA AS PAZES COM SEU ABDÔMEN!


VÍDEO 1 - O CIRCUITO


Se você quiser uma intensidade maior ainda pode complementar com o abdominal lateral na polia.


VÍDEO 2 - POLIA LATERAL



O meu objetivo é eliminar o tecido adiposo que está cobrindo o meu abdômen e recuperar a aparência da foto abaixo porém nela eu estava com 12% de gordura e 61kg e o desafio agora é: 65 kg com pelo menos 12%..... Em resumo manter a coxa e o bubum do vídeo 1, com o % e o abdômen da fotita aí, só isso...alguém anotou meu pedido? Senhores Jader Sant´Ana e Braian Cordeiro prestaram atenção?  Ui Delícia!




Beijinhos.


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE III


Oiêê..

Então agora, para completar e fechar a trilogia sobre as gorduras ele...o temido Colesterol, que como tudo referente às gorduras, não é de todo mal...tem coisa muito boa na parada, e tem também a colinha que eu prometi, pra nunca mais esquecer quem é o mocinho e quem é o vilão. Espero que gostem...

O QUE É COLESTEROL?
Muito se ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado.
O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens: 

a) endógena - o colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado. 

b) exógena - o colesterol também pode ser é adquirido através dos alimentos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LDL E HDL?

Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue; é igual a gotas de óleo na água. Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa função cabe às lipoproteínas que são produzidas no fígado. As principais são:

- LDL (Low-density lipoprotein -Lipoproteína de baixa densidade). Esse tem o  L de “Ladrão de Saúde”

- HDL (High-density lipoprotein - Lipoproteína de alta densidade). E esse aqui tem o H de “Herói da Saúde”.


O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos,  leva colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos e artérias.

O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais,  dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.


Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom ( HERÓI DA SAÚDE) e o LDL como colesterol ruim (LADRÃO DA SAÚDE).


Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produção de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amêndoas, por exemplo, promovem a produção do HDL.

Espero que tenham gostado.

Grande beijo no coração!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DIETA DE CORTE 2012.


Oi bonita e bonitos

Já estou seguindo minha nova dieta de corte, to anotando tudo o que está funcionando, algumas coisinhas que to pensando em mudar..aí vou mandando tudo para o Braian por e mail e a gente vai afinando os detalhes, conforme ocorrerem as mudanças vou colocando aqui. 
Essa é uma dieta de restrição breve, baseada no meu gasto energético, e pelos cálculos do meu Mestre Treinador Jader - e olha que ele calcula meeesmo, a avaliação que ele manda por email parece um relatório da NASA...hihihihi, mas eu adoooro...e leio tudo, ..........tá bom, às vezes eu não leio tudo, eu olho tooodas as figurinhas e leio as partes mais legais, mas não adianta ele sempre descobre...voltando aos números... tenho que perder 800gr, mais que isso corro o risco de depredar massa magra,  só que eu to bem desconfiada que vou perder mais peso...pq eu tava me sentindo muito "grandona",  ainda assim vou tentar perder o previsto porque tenho PÂNICO de ficar magricela.


Plano Alimentar para: Paula Fernanda Jacques.
DESJEJUM:6h30min
Tomar um copo de água em jejum
4 ovos de codorna OU 1 ovo cozido  OU 2 claras + 1 gema
+ 1 copo de suco de limão natural com gengibre
+ 1 colher de sobremesa de óleo de coco
+ 1 cap 1g de Omega 3
+1 cap polivitamínico
+2 caps óleo de prímula
+ 1 cap 200mg de Vit C

CAFÉ DA MANHÃ: 7h30min
2 fatias de pão integral
+1col chá de zeite de oliva extra virgem+orégano OU 2 col chá patê de tofu com ervas
+1 ovo mexido OU 1 fatia de blanquet de peru OU 1 fatia de presunto+OU 3 ovos de codorna
+ 1 xícara de café preto com stévia
+1 banana ou 1 pera d´água

LANCHE DA MANHÃ: 10h
10 fatias de mação desidratada OU 1 maça pequena OU 1 pera OU 2 pêssegos OU 2 ameixas

LANCHE DA MANHÃ 11h
1 barra de sementes Levitá OU 4 nozes OU 4 amêndoas

ALMOÇO: 12h
½ prato de verduras e legumes (4 cores, 4 tipos)
+1 col sopa de azeite de oliva extra virgem
+ 4 ovos de codorna
+ 1 Fatia de abacaxi
+ 1 Colher grande de arroz integral + ½  concha pequena de grão de feijão (sem carnes) OU 1,5 pegadores de macarrão integral OU 1 colher grande de arroz integral com brócolis + ½  pedaço pequeno de aipim cozido OU 1 batata doce média cozida/forno
+ legume cozido a vontade (brócolis, abóbora, couve-flor, berinjela...)
+ 2 filés médio (mão) de peito de frango OU 2 filés de peixe grelhado (Salmão, atum, arenque, anchova) OU 1,5 posta de peixe ensopado OU 2 bifes médio de filé mignon
+2 quadradinhos de chocolate meio amargo > 70%
+1 cap 1g Omega 3
+1 cap 200mg Vit C

LANCHE DA TARDE: 15h
1 maçã OU 1 banana OU ½ mamão OU 2 pêssegos OU 3 ameixas
+ 250 ml de água

LANCHE DA TARDE: 16h
½ medidor de Whey Protein 100% hidrolizado
+1 banana OU 1 maçã
250 ml de água

LANCHE DA TARDE: 17h
1 barra de sementes Levitá OU 6 amêndoas OU 4 nozes

PRÉ TREINO: 2h antes do treino - 18h20min dias treino força/19h dias treino Taekwondo
3 fatias de batata doce
+ 1 sardinha em óleo (escorrer o óleo)
+ 1 copo de suco de limão natural com gengibre
OU
1 pegador de macarrão
+ 2 colheres de sopa de atum em óleo
+ 1 copo de suco de limão natural com gengibre
OU
1 fatia de Pão integral
+ 1 ovo cozido+2 claras OU 1 sardinha em óleo OU 2 colheres de sopa de atum em óleo OU 1 filé de peito grelhado (sem sal)
+ 1 copo de suco de limão natural com gengibre

PRÉ TREINO: (20min antes)
1 copo água OU suco de limão
2 comprimidos BCAA

TREINO MUSCULAÇÃO 20h20min OU TREINO TAEKWONO  21h

PÓS-TREINO : 22h
1 medidor de Whey Protein Hidrolizado
+ 4 comprimidos de BCAA

PÓS-TREINO : 22h30min
1 copo água
+2 comprimidos BCAA

CEIA: antes de deitar
4 ovos de codorna OU 1 ovo cozido + 1 clara
+8 nozes OU 4 amêndoas OU 2 castanhas do Pará
+1 colher de sobremesa de óleo de coco
+1 cap Omega 3
+1 cap de óleo de prímula
+1 cap 200mg de Vit C
+1 dose de glutamina
Elaborado por: Braian Cordeiro Nutricionista, Educador Físico, Especialista em Fisiologia de Exercício, Mestre em Nutrição.

É basicamente isso, mantendo uma refeição livre por semana e tentando sempre seguir tudo direitinho.

Quem tiver alguma dúvida ou alguma pergunta que seja pra mim ou para o Braian, publica nos coments que a gente responde!

Beijinhos




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE II


Olá

Eu tenho observado que muitas pessoas tem dúvidas sobre as gorduras de um modo geral. Porque precisamos delas?  Como elas se comportam no nosso corpo?  As gorduras não são totalmente maléficas, apenas uma parte delas causa malefícios, elas são na verdade necessárias e importantes para funções que vão das mais básicas às mais complexas desempenhadas pelo nosso corpo. Eu não vou contar aqui nenhuma novidade, o objetivo é esclarecer algumas das dúvidas mais comuns e mostrar que gordura não só faz bem como é fundamental para a saúde.




O QUE SÃO GORDURAS?
São substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. Cientificamente conhecidas como lipídeos, foram por muito tempo consideradas vilãs. As gorduras são geralmente associadas aos níveis de colesterol no sangue. Hoje sabe-se que uma dieta saudável necessita de gorduras e que, até mesmo para perder ou manter o peso, as escolhas realizadas no dia a dia em relação aos tipos de gorduras são um fator essencial para o sucesso de qualquer dieta.

POR QUE NOSSO CORPO PRECISA DE GORDURAS?
A gordura é considerada o mais energético combustível das nossas células.
As gorduras que consumimos ficam armazenadas, sendo disponibilizadas no momento em que precisarmos.
As gorduras também têm a função de :
-Transportar vitaminas lipossolúveis: A, E, D e K,
-Fornecimento de elementos importantes para formação do sistema imunológico, constituindo as membranas celulares;
-Manutenção da temperatura corporal;
-Amortecimento (nos calcanhares e nas palmas das mãos, por exemplo),
-Papel importante na síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, além de outras funções ainda mais complexas.

DE ONDE VEM AS GORDURAS?
As gorduras estão presentes em nosso corpo provenientes de duas fontes:
Endógena - a que é produzida dentro do corpo, principalmente pelo fígado e
Exógena - a que é consumida na alimentação.

FONTE ENDÓGENA? COMO MEU CORPO PRODUZ GORDURA?
Os alimentos contêm três tipos de nutrientes: carboidratos (comum em pã̃es e massas), proteínas (abundante nas carnes) e triglicerídeos (óleos e gordura). Ao fim da digestão, o alimento é quebrado em:
Glicose (vinda dos carboidratos) - A glicose, que é a principal fonte de energia do corpo e que vem dos carboidratos, é usada pelas células ou armazenada como glicogênio no fígado e nos músculos. Se for ingerida em excesso, porém, pode ser processada pelo fígado para gerar mais triglicerídeos, que serão estocados, ou seja, gordura.
Ácidos graxos (vindos dos triglicerídeos)  - Ao entrar no fígado, os triglicerídeos voltam a ser ácidos graxos. Lá dentro, são reprocessados para formar lipoproteínas que voltam ao sangue para abastecer as células do corpo todo.  Se sobram triglicerídeos, eles são absorvidos pelo tecido adiposo – formado por 30 bilhões de células que armazenam gordura – por meio das lipoproteínas.
Aminoácidos (que formam as proteínas) - Os aminoácidos viajam pela corrente sanguínea e são usados pelas células de todo o corpo para sintetizar proteínas e usá-las para reconstituir várias estruturas, como o tecido muscular. O excesso é eliminado pelos rins em forma de ureia, na urina.
FONTE EXÓGENA? QUAIS SÃO OS TIPOS DE GORDURAS CONSUMIDAS NA ALIMENTAÇÃO?
Embora todos os tipos de gorduras consumidas possuam o mesmo valor calórico por grama, em média 9Kcal, cada uma atua de maneira diferente no organismo humano.
Existem quatro  tipos de gorduras encontradas nos alimentos, que se dividem em dois grupos: as prejudiciais e as benéficas.

AS PREJUDICIAIS

GORDURA TRANS OU HIDROGENADA
É um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim(LDL) e, ao mesmo tempo, reduz o bom (HDL) - você lerá mais sobre colesterol em TUDO SOBRE AS GORDURAS PARTE III.
Esse tipo de gordura é produzido artificialmente, e são adicionadas a grande maioria dos produtos industrializados que são comercializados.
GORDURA SATURADA
É um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Aumenta o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.

Encontradas naturalmente nos alimentos de origem animal em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê
 AS BENÉFICAS
As gorduras chamadas Monoinsaturadas ou Poliinsaturadas
Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. São conhecidas como gorduras do bem, pois as monoinsaturadas tem a capacidade de proteger as artérias do corpo humano, além de promover o aumento do colesterol bom( Colesterol HDL) e reduzir o colesterol mau ou ruim (Colesterol LDL), além de auxiliar na redução da pressão arterial. Portanto a alimentação dos atletas deve ser rica nesse tipo de gordura para que ele tenha uma condição melhor de saúde e um desempenho satisfatório  em seus treinos físicos.

Gorduras Monoinsaturadas


São as gorduras encontradas em alimentos como nozes, abacate, azeite de oliva, gergelim, linhaça, abóbora, girassol, castanhas, entre outros.
Gorduras Poliinsaturadas

São as gorduras encontradas na maioria dos óleos vegetais. 
                                                                                                   
Mais uma vez a conscientização, a informação e o comprometimento com a saúde se mostram fatores imprescindíveis pra que se possa alcançar os objetivos de forma segura e permanente, as mudanças que você espera para o seu corpo e sua saúde são apenas uma consequência natural de uma série de medidas que devem ser incorporadas na sua vida. E lembre-se, seu corpo não irá responder se você espera que as mudanças ocorram apenas do pescoço pra baixo!

Beijokas!